quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sabe quão vulnerável fica se um burlão souber o seu nome e número de contribuinte?



Leia mais: http://economiafinancas.com/2015/sabe-quao-vulneravel-fica-se-um-burlao-souber-o-seu-nome-e-numero-de-contribuinte/#ixzz3e7QTge8k
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Follow us: @EcoFint on Twitter | economiafinancas on Facebook


Sabe quão vulnerável fica se um burlão souber o seu nome e número de contribuinte? Precisamente os dados que quase todos andamos a divulgar publicamente quando se emite uma fatura? Eis um caso envolvendo a operadora de telecomunicações NOS e uma cliente à força. Segue-se o relato de uma situação que desconfiamos deverá ser cada vez menos uma raridade. Há algumas lições a extrair deste caso verídico, para os cidadãos que se expõem, para o operador de telecomunicações (a NOS neste caso) para o Estado e responsáveis pelas finanças e pela justiça em particular. A história que se segue foi contada em discurso direto pela Rita Carreira uma portuguesa residente nos Estados Unidos da América há alguns anos e pode ser encontrada na sua versão completa no sítio A Destreza das Dúvidas sob o título: Sou Vítima de Fraude (que aqui para aceder).
“(…) Em 18 de Março de 2013, uma pessoa abriu uma conta na NOS com o meu nome e número de contribuinte. A conta foi aberta pelo telefone, o email de contacto na conta não é o meu, o número de telefone não é o meu, a casa onde o serviço foi ligado não é minha nem tem qualquer ligação a mim. No entanto, eu conheço a pessoa que fez isto. A dívida era de “€ 1439,65 (correspondendo € 950,18 a capital, € 128,85 a juros, € 76,50 a custas judiciais e € 284,12 a despesas administrativas), uma vez que o serviço foi prestado de acordo com as condições contratadas.” Notem a palavra “contratadas” porque vai ser importante a seguir.
Na semana passada, a NOS enviou uma carta para o meu procurador em Portugal. A carta não foi registada e tinha data de 30/4/2014, ou seja, tinha um ano. Nessa carta, a NOS disse-me que iria penhorar uma propriedade que tenho em Portugal para liquidar a dívida. Telefonei à NOS para ver o que se tratava. Eu pensei que aquilo não fosse legítimo por causa da carta não ser registada e ter uma data tão antiga. O rapaz com quem falei aconselhou-me a escrever um email a explicar a situação, o que eu fiz. Telefonei outra vez, mas não consegui falar com a pessoa que investigava a situação. No email, eu disse que estava nos EUA e ela decidiu telefonar para o meu gabinete hoje às 5 da manhã, depois enviou-me outro email a dizer para eu os contactar por telefone.
Contacto outra vez por telefone e a rapariga com quem falo, não a investigadora, não sabe que eu estou nos EUA, não sabe nada do que eu escrevi no e-mail, não sabe que há uma diferença horária entre os EUA e Portugal–diz-me que a colega telefonou às 11 da manhã de Portugal, logo o contacto foi feito, a culpa é minha que não atendi. Quando se fala em produtividade em Portugal, é disto que se fala: pessoas que não têm o mínimo de bom senso. Com tanto desemprego, como é que se justifica que pessoas assim tenham emprego? Uma péssima alocação de recursos, ainda por cima isto não é uma actividade produtiva. Criar burocracia e corrigir erros processuais aumenta o PIB, mas não faz o país mais rico porque isso é feito à custa de tempo e da destruição de riqueza noutro lado.
Desta última conversa, o seguinte transpirou:
  • Não há contrato porque não há assinatura, a conta foi aberta por telefone–notem que na correspondência que me enviaram falaram em “condições contratadas”. Eu pensei que os advogados tivessem mais cuidado com a língua, enganei-me.
  • É da minha responsabilidade garantir que o meu nome e o meu número de contribuinte não são usados de maneira fraudulenta–isto é para mim absolutamente encantador num país onde o próprio estado quer que todas as transacções comerciais sejam identificadas por números de contribuinte, ou seja, o nosso número de contribuinte é praticamente informação pública. Se isto não é o cúmulo da estupidez, não sei o que seja.
  • Ónus da prova: é da minha responsabilidade provar que eu não lhes telefonei a abrir a conta. Notem que eu vivo nos EUA!
  • O caso está nas mãos de um escritório de advogados. Eu não posso falar com nenhum dos advogados, apenas falo com as pessoas que atendem o telefone, porque para se falar com um advogado, é preciso ser-se advogado.
Neste processo falei com dois rapazes e uma rapariga por telefone. A rapariga foi de todos eles a menos compreensiva e constantemente dizia-me “Nós não sabemos que está nos EUA, não sabemos que nos disse que outra pessoa abriu a conta em seu nome, etc.” Notem, novamente, que o nome de contacto na conta, à qual ela tem acesso, não é o meu e toda essa informação já tinha sido fornecida por mim por via de email, mas invocar um desconhecimento que não existe parece ser uma boa forma de se desculparem e me responsabilizarem. No entanto, eu invocar um desconhecimento meu da transacção, desconhecimento esse que realmente existe, não tem qualquer poder desculpador ou responsabilizador da NOS.
Foi o Ministério das Finanças que deu à NOS o nome do meu procurador, ou seja, Portugal é um país onde o próprio estado é cúmplice de fraude. (…)”
Se houver desenvolvimentos deste caso teremos muito gosto em deles dar aqui nota.
GOSTOU DO QUE LEU?
Então não perca nenhum dos nossos artigos.
Receba um EMAIL diário com os resumos:

Artigos Relacionados

5 COMENTÁRIOS

  1. ad - 15/05/2015 said:
    Boas,
    Eu só tenho a dizer “longe da nós” … “aquilo” é mesmo o que vem na noticia, ninguém resolve nada, ninguém sabe nada.
    Eu comprei um serviço à “nós” e fiquei à experiencia 15 dias, nunca consegui por a net a trabalhar pode onde moro não há sinal. Andei meses até que o “departamento técnico”, que de técnico não tem nada, me informou que não tinha sinal onde morava.
    Devolvi o equipamento e lá consegui que me devolvessem o valor, depois de receber o valor, pensei “que alivio, vi-me livre daquela gente”.
    Ao fim do mês, recebi uma factura do serviço para pagar, começou logo o pesadelo. Reclamei e expliquei a situação e disseram-me para não me preocupar porque a questão ficava resolvida.
    No mês a seguir, a mesma coisa, outra factura, outra reclamação.
    No 3º mês, outra factura e já uma carta a informar-me que a situação ia para contencioso e entregue aos advogados porque eu não paguei nenhuma das facturas.
    Ir pagar serviços sem que equipamentos … bem, só consegui me ver livres “deles” quando disse que ia entregar o assunto à DECO e que já não falava novamente com “eles” …
    Por isso eu digo, “Nós” … longe daquela gente!
  2. Jorge Sousa - 15/05/2015 said:
    Também fui confrontado pela “Nós”com uma dívida referente a um contrato que nunca celebrei com a “Zon”, na qual já me tinham movido um processo de “Injunção”.Esse contrato que diziam era referente a um andar que nunca possuí na Reboleira-Amadora.Só consegui livrar-me depois de ter a ajuda de advogado.Por isso muito cuidado, ao entregarmos cópia de NIF, para efetuar algum contrato, devemos apôr nessa cópia a quem foi facultada.
  3. Gilberto Palma - 16/05/2015 said:
    E eu tive à pouco uma situação com a PT que é ainda pior que estas 2 juntas. É surreal e de bradar aos céus.
    Por isso meus amigos: longe da nós, longe da PT, longe desta treta de país para aqueles que o podem fazer.
    Porque o problema está nos ladroes dos gestores com a conivência dos políticos, viva o capitalismo, viva portugal.
    Sorte daqueles que vivem longe desta matilha que nos assalta todos os dias!!!
    ABRAM OS OLHOS!!
  4. Martins - 19/05/2015 said:
    Quer saber um NIF ou NIPC? Clique aqui: http://www.nif.pt/como-consultar-um-nif/
    O problema não está em saber o que é do domínio público. Quer ganhar um carro? Diga o NIF. Quer factura com número de contribuinte? Diga o NIF. O problema é saber lidar com os vigaristas que tentam burlar as pessoas. E isso não tem a ver com o NIF.


Leia mais: http://economiafinancas.com/2015/sabe-quao-vulneravel-fica-se-um-burlao-souber-o-seu-nome-e-numero-de-contribuinte/#ixzz3e7R0QREM
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Follow us: @EcoFint on Twitter | economiafinancas on Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário