quarta-feira, 13 de maio de 2015

<iframe width="450" height="338" src="https://www.youtube.com/embed/nUi1frwJSDI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


biografia
Nascido em Moura, Alentejo na véspera de São João, em 1917, a relação de Luís Piçarra com Carcavelos, começa quando seu pai, Luíz da Costa de Aguilar Piçarra, de uma família de grandes proprietários alentejanos, compra em 1934, as Quintas das Palmeiras e das Forras, a Maria da Conceição de Pinho, viúva de Emídio Augusto Pimentel de Figueiredo. É então que Luís conhece Maria da Conceição Ramil de Figueiredo- Masita- , neta dos antigos proprietários, com quem viria a casar em 1941.
O futuro tenor, frequentava na altura o 1º ano de Arquitectura da Escola de Belas Artes de Lisboa, mas já a sua atracção pelo canto começava a ser mais forte. Começou por ter aulas com o barítono D. Fernando de Almeida e, mais tarde com a cantora lírica Hermínia de Alagarim, estreando-se em público, num concerto na Academia dos Amadores de Música em que participaram alunos desta professora, onde cantou uma selecção de árias do “ Barbeiro de Sevilha”. A esse propósito Luís de Freitas Branco escreveu no “O Século”: “ Rossini teria encontrado no nosso compatriota a voz modelada e maleável com que sonhou quando escreveu a difícil partitura”. Embora tenha frequentado ainda durante mais dois anos as Belas Artes, Luís Piçarra acaba por se dedicar inteiramente como profissional à sua vocação.
Começa assim uma carreira que o levou às sete partidas do mundo, Brasil, Argentina, Egipto, Líbano, Grécia, Itália, Espanha, Suiça, França, Moçambique, África do Sul , Angola…dando centenas de concertos, passando pelo teatro ( ópera e, sobretudo, dezenas de operetas e revistas), pelo cinema (como entre outros o filme “Pão Nosso” de Armando de Miranda), em que interpretou pela primeira vez “ O meu Alentejo”.
Em Portugal foi actuando ao longo de toda a sua carreira pela maior parte das salas de espectáculo do país.
Gravou, por esse mundo fora várias centenas de discos, obras de vários géneros, como ,” Fiandeira”, “Granada”, “Amor é Lume”,( da ópera “Salúquia” ,de João Camilo) “Santa Maria dos Mares”, “Colorado”,” Pourquoi me reveiller”, “L´Amour est si près de la peine”, “Copacabana”, “Questa o quella”, “Avril au Portugal” ( versão francesa de “Coimbra “ de Raúl Ferrão), “Una furtiva lacrima”, “Aguarela do Brasil” e muitos mais, sem esquecer o “Ser Benfiquista” , claro…
Em Paris actua com Edit Piaff, em 1950 no show ”This is Europe”, transmitido pela ECA ,em cadeia para emissores de todo o mundo. Em Novembro de 1950 , fixa-se em Paris, onde interpreta o principal papel na opereta “Colorado” no teatro municipal “Gaitè Lyrique”, na altura o mais famoso teatro de opereta da capital Francesa. Curiosamente, foi editado em França em 2005, um CD intitulado “La Grande Époque de l`Opérette” no qual, uma das faixas reproduz “ Colorado”, a marcha de abertura da opereta do mesmo nome, cantada pelo cantor português. Nos períodos que está em Portugal, embora tenha a sua casa no Príncipe Real em Lisboa, passa largas temporadas com a família, em casa dos sogros, na Rua Manuel de Arriaga, 46, que pertencendo já à freguesia da Parede, fica na prática em Carcavelos. Aí vivem, com os avós maternos os seus dois filhos , quando os pais se ausentam para o estrangeiro, excepto durante o período em que a família viveu na casa de Paris. Nos finais da década de 50 , Luís Piçarra manda construir uma casa em Carcavelos , projecto seu, nos Lombos, R. Eduardo Maria Rodrigues, onde a família passa a residir. Em 1968, numa altura em que cumpria um contrato em Luanda faleceu Masita, que ficara dessa vez em Carcavelos, de doença súbita, apenas com 48 anos.
Depois de uma curta estadia , Luís “ refugia-se” em Luanda tentando esquecer. Aí desempenha o papel de director do Centro de Preparação de Artistas da Rádio e é professor de canto teatral na Academia de Música durante alguns anos. Casa pela segunda vez em 1972 com Maria Beatriz Navarro y Rosa. Em 1975 regressa a Portugal. Doente, acaba por perder a voz. Entretanto ainda publica um livro de memórias e escreve e compõe uma opereta , inspirada no “Mário” de Silva Gayo, que nunca chega a ser posta em cena.
Em 1985, recebe a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Faleceu em 1999, em Lisboa , de cancro. Seus filhos, netos e um bisneto, bem como os familiares mais chegados de sua mulher ainda residem Carcavelos.
Em 2004, foi dado o seu nome a uma das novas ruas da Quinta do Barão.
Luís Piçarra (filho)
(in http://www.lastfm.com.br)

Posted 5 years, 3 months ago at 17:57.
Add a comment

Luís Piçarra – Biografia

luis-picarraLuis Piçarra 
Luís Raúl Janeiro Caeiro de Aguiar Barbosa Piçarra Valterazzo y Ribadanayra
Nasceu em Pizões, Moura, no dia 23 de Junho de 1917.
No dia 23 de Abril de 1964 realizou-se no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, um espectáculo de homenagem aos seus 25 anos de carreira.
No ano de 1987 foi lançado o livro “Luis piçarra instantâneos da minha vida” em edição de autor.
Em 1996 foi lançado uma compilação na série “Caravela” com os temas “Granada”, “Avril Au Portugal”, “Canção do Ribatejo”, “Caminho Errado”, “Anda Cá”, “Aninhas”, “Batalha”, “Guitarra da Mouraria”, “Morena da Raia”, “Santa Maria dos Mares”, “Ser Benfiquista” e “O Meu Alentejo”.
Faleceu em 23 de Setembro de 1999 vitima de cancro nas cordas vocais.
(In Wikipedia)

Posted 5 years, 3 months ago at 17:45.
Add a comment

“Fandango do Cartaxo” – Luís Piçarra

Ou mais conhecida por: “Não há terra como o Cartaxo” de Arlindo de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário